
Sobre
INSTITUTO IBRAMO
O método de ensino volta ao Brasil
Depois de quase 50 anos, método de aprendizado baseado na técnica que trabalha conteúdo na fase do sono paradoxal volta a ser lançado no Brasil, agora usando tecnologia mobile.
Em 1970, dois jovens empreendedores buscavam novos negócios. Os empresários trabalhavam no segmento de vendas. Foi nesta época que trouxeram para o Brasil um produto inovador.
Tratava-se de um método de aprendizado durante o sono. Esse método, ainda pouco conhecido, estava sendo experimentado e aplicado em treinamentos nos astronautas. Conheceram a novidade em uma visita turística à NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), agência dos EUA responsável por pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
Os empresários se encantaram pela inovação e o lançamento foi um sucesso em todo o território nacional. Aliado à experiência comercial dos sócios, juntos, criaram um novo nicho dentro do mercado de cursos de idioma.
TECNOLOGIA DE PONTA NOS ANOS 70
O kit foi cuidadosamente desenvolvido, usando toda a tecnologia disponível na época. Em uma ‘pasta 007’, entregavam os livros de apoio ao conteúdo do idioma, as fitas K7, o ‘pillow speaker’ (micro auto-falante que era colocado embaixo do travesseiro) e um timer, gadget responsável por ligar e desligar automaticamente o toca-fitas. Todo esse aparato era responsável por passar o conhecimento ao aluno durante o sono paradoxal (sono mais profundo). Nesse momento o aluno está com o corpo em repouso, mas a audição continua ‘ligada’, isso é uma auto-defesa natural do corpo humano e acontece 30 minutos após o início do sono.
Cada aula tinha a duração de 30 minutos, e no dia seguinte, o aluno deveria ouvir novamente a mesma gravação, agora, acordado (durante o café da manhã, enquanto se vestia para sair, ou no caminho para o trabalho ou escola. Essa rotina garantia a assimilação e conciliação entre as informações que já estavam registradas no estado de sono profundo, com a repetição no plano consciente.
Na época, o método foi aplicado inicialmente para o aprendizado do idioma inglês, e depois replicado para o espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e árabe. Conforme a demanda do próprio público, que comprava um e pedia as outras opções de línguas.
Rapidamente outros cursos foram desenvolvidos, agora no segmento de auto-ajuda, como o ‘Ouça e emagreça’, outro case de sucesso em vendas, na época. Nesse caso, o método mantém o uso da repetição de conceitos de empoderamento pessoal, aliados a técnicas de relaxamento e auto indução para acessar e equilibrar a harmonia entre o subconsciente e o consciente.
Depois do ‘boom’ de vendas, a sociedade se desfez e a manutenção dos cursos ficou em segundo plano. A divulgação e distribuição dos cursos continuou de forma mais moderada até o falecimento do sócio que se manteve com os direitos autorais.
ANOS 2000 E A NOVA ERA MOBILE
Hoje, a herdeira dos direitos autorais do método lança o aplicativo de ensino IBRAMO – APRENDA ENQUANTO DORME. A empresária reuniu toda uma equipe de especialistas, replicou, desenvolveu e adaptou vários conteúdos embarcando tecnologia dos dias de hoje para garantir aos novos usuários a oportunidade de aprendizado testada há quase 50 anos, com uma experiência agradável, diferenciada e prática para assimilar de forma rápida idiomas, temas motivacionais e ligados à qualidade de vida. “Voltamos ao mercado dando a chance à nossos usuários de escolher cursos de idiomas e de auto-ajuda. Além da oportunidade de ter uma rápida assimilação dos temas, usando o sono como instrumento de tempo útil, que hoje é um ativo muito importante”, afirma a empresária.
COMO FUNCIONA
O aplicativo IBRAMO é gratuito e pode ser baixado na Play Store ou IOS. O aluno escolhe seu curso, ou opta por ter acesso ilimitado à todo o conteúdo disponível, com acesso ilimitado semestral ou anual. Nessa opção, o aluno pode definir seu tempo de aprendizagem com mais liberdade pois fica com todos os cursos livres para usar nesse período.
O Instituto Brasileiro de Motivação – IBRAMO, responsável pela divulgação e comercialização do aplicativo tem como missão proporcionar a democratização do ensino. Oferecer para a maior quantidade possível de usuários, de maneira muito acessível, tecnologia e qualidade como instrumentos de maximizar um ativo muito importante, o seu tempo.